Trintando: O guia para organizar sua vida: livro Vida Organizada, por Thaís Godinho

Sponsor

O guia para organizar sua vida: livro Vida Organizada, por Thaís Godinho

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Para estrear a minha jornada pela organização e por um estilo de vida com menos consumo e acúmulo de tralhas, resolvi começar de uma forma bem positiva: ler um livro que eu comprei faz tempo e que só adiava a leitura. Esse livro é o Vida Organizada, da Thaís Godinho, autora do blog Vida Organizada, que há tempos inspira muita gente que busca esse estilo mais leve de viver a vida!



Esse post vai ser longo, mas aconselho que você leia até o final e se gostar, adquira o livro, pois você vai aprender dicas preciosas para aplicar na sua vida. Eu devorei o livro em três dias, e o mais legal de tudo é que ele é um livro interativo, com espaços para você fazer os exercícios sugeridos no livro, como, por exemplo: criar suas metas, definir sua rotina ideal, lista de tarefas e muitos outros.

Após um prefácio bem interessante e pessoal, ela cita diversos motivos para ser organizado e porque isso pode te fazer tão bem, olha só alguns deles:


1. O espaço da sua casa é aproveitado da melhor maneira possível! 
2. Você não perde tempo procurando coisas, porque sabe onde elas estão.  
3. Você não fica estressado só de pensar que precisa organizar isso e aquilo. 
4. Você nunca mais comprará um objeto que já tinha em casa.
5. Você consegue dar atenção aos seus filhos, namorado, cônjuge, etc.

Várias listas são encontradas no livro, e isso torna a leitura ainda mais fluida e leve! Nos primeiros capítulos, ela mostra a direção de onde começar a destralhar sua casa e diferente de outros livros por aí, ela não cita nenhuma maneira ideal para organizar as coisas, pois isso deve ser feito com as necessidades de cada um e de sua família. Para ficar mais fácil, imagine uma pessoa que chega em casa e sempre deixa as chaves em cima da mesa, ao invés do porta-chaves. O ideal aqui pode ser colocar um organizador em cima mesa. Assim, a pessoa não precisa criar um novo hábito, apenas adaptar a organização de um modo que continue sendo prático para ela!

Esse trecho abriu mais ainda a minha cabeça, porque estamos tão acostumados com aquelas fotos lindas do Pinterest (sou viciada, hahaha!), com tudo branquinho e organizado em caixas, que acabamos não percebendo o quanto a organização pode ser fácil e não um projeto distante da sala perfeita do Pinterest! Aliás, falando em caixas, nem sempre tudo que é colocado em caixas está organizado, você apenas esconde a bagunça!

Claro que ninguém se torna uma pessoa organizada da noite para o dia, mas esse livro pode te ajudar a dar os primeiros passos, e acredite em mim, no primeiro dia da mudança você já percebe a diferença, mesmo que sejam mudanças de hábito bem sutis. A organização não vai só te ajudar a encontrar as coisas dentro de casa, mas também a melhorar sua vida social, sua relação com o trabalho e claro, sua saúde e bem estar!

"A frase "vamos combinar qualquer dia" se tornou um motivo de piada tão grande que virou meme de internet, pois sabemos que, depois de encontrar aquele amigo na rua, a chance de conseguirmos agendar algo com ele é extremamente rara. E se nos encontramos de novo ocasionalmente, a desculpa é sempre a mesma: "Estou na correria, mas vamos marcar!" E assim nossa vida vai passando sem que percebamos, apenas esperando por um momento em que alguém agende essa mudança. Acorde: você é a única pessoa que pode fazer isso."

Achei esse trecho genial, tenho certeza que você, assim como eu, também riu quando leu! Ela relata exatamente como as coisas geralmente acontecem e a desculpa que todos nós usamos para não fazer algo: a bendita da correria, hahaha! Claro que eu não vou dar muitos spoilers do livro, mas uma das dicas mais valiosas que você encontra no livro é algo que parece muito cliché, mas que nem sempre é possível realizar: Trabalhe com algo que você goste. Faça o que você ama. Não podemos perder tempo apenas sobrevivendo, ou como diz o ditado, trabalhando para botar comida na mesa, e só.

Seguindo a ideia da autora, empreender pode ser a solução para a maioria das pessoas, hoje em dia bem sabemos que um vendedor de balas pode ganhar mais dinheiro que um engravatado que trabalha no escritório doze horas por dia e atravessa a cidade para chegar ao trabalho. Esse conceito workaholic já não é mais tão glamouroso como antes, pois as pessoas estão diminuindo a qualidade de vida. Chega de responder e-mails à meia-noite, de terminar um trabalho mesmo caindo de sono, ou de pular o café da manhã porque acordou atrasado.

Todas as pessoas têm 24 horas por dia, e algumas delas conseguem fazer tudo e ainda sobra tempo, enquanto outras não conseguem realizar nem metade das tarefas que deveria. Isso pode mudar com pequenos hábitos e só de pensar que você pode ser uma dessas pessoas, já pode sentir um grande alívio!

Devo dizer que esse livro mudou minha vida, mudou a forma de como eu vejo a vida. No último capítulo, Thaís deixa a organização das coisas de lado e fala um pouco sobre nossa mudança interior, o quanto ter uma vida organizada pode refletir no que somos. Adquirindo esse novo hábito, você será uma pessoa com mais foco e persistência, com mais alegria de viver e mais motivação. Impossível citar todo o livro aqui, mas há capítulos para todas as nossas preocupações.

"Nós nos preocupamos tanto com o futuro porque não sabemos viver direito o presente. (...) Quando chega janeiro, a ansiedade é grande, mas logo os sonhos são deixados de lado em decorrência da "correria do dia a dia". Estamos fazendo isso certo? Será que a vida é corrida mesmo ou apenas nos acostumamos com essa desculpa por não sabermos priorizar?"

Sabe que, muitas vezes, o problema é esse mesmo? Deixamos de viver o presente a fim de garantir um futuro de sucesso. Mas esse tal sucesso nunca chega, ou talvez tenha chegado e você nem percebeu, pois estamos ocupados demais para ser grato por todas as coisas que já temos e já conquistamos! Gratidão também é um dos segredos! Fiz um vídeo para completar essa resenha, e também para o pessoal que prefere conteúdo em vídeo. 5 dicas para organizar sua vida! Espero que gostem!



Depois dessa resenha e desse vídeo, eu espero que você se sinta motivado para iniciar um processo de organização na sua vida, e você perceberá que organizar não se trata só de coisas, mas sim, de atitudes! Eu por muito tempo, fui uma pessoa desanimada, ansiosa, com tendência à depressão e sempre criando expectativas que nunca conseguia atingir, só frustração. Tudo isso porque eu criava um modelo de vida ideal na minha cabeça, que eu nunca alcançava. De forma alguma estou dizendo que uma leitura pode curar uma depressão, mas pode ser uma motivação a mais para dar um novo rumo para a sua vida!

Lembre-se: Sonho que é organizado vira objetivo.

Depois de ler esse livro eu mudei minha forma de pensar e de viver, tanto que criei esse blog e quero compartilhar com vocês tudo isso! Obrigada a quem leu até aqui! :)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário